Archivo de la categoría: Organização de Casa

Como arrumar a tua casa, usando o método de Marie Kondo

Com a entrada do novo ano, muitos de nós desejamos ter a casa e a vida mais organizados. Para conseguir este objetivo não custa nada conhecer e por em pratica o famoso método da especialista em organização japonesa, Marie Kondo.

A Marie Kondo é uma japonesa de 30 anos apelidada da nova guru da arrumação. É Autora do livros best sellers «A Mágica da Arrumação», que ja motivou pessoas em todo o mundo a libertarem suas casas de desordem em favor de uma vida mais atenta e consciente. É também considerada umas das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista norte-americana Time em 2015.

O seu muito falado KonMari Method basea-se em descartar tudo aquilo que não nos traz alegria.

Segundo ela “Devemos manter ao nosso lado apenas os objectos que nos dão alegria. Tudo o mais é dispensável…»

Para a organização da sua casa no ano novo, experimente seguir o método KonMari e veja as dicas práticas para escolher o que descartar e o que deve ser mantido para ter uma casa “mais feliz”.

Aqui, alguns das suas melhores dicas:

1 – Descartar tudo aquilo que não nos traz alegria.

Esse é o principal ponto da filosofia de KonMari. «Acredito que devemos nos cercar somente do que nos traz felicidade. Para algumas pessoas serão muitas coisas. Para outras, somente um punhado», diz a autora. Aqui a primeira coisa a se fazer é identificar aquilo que verdadeiramente produz felicidade, para poder decidir se vai descartar ou onde guarda-las. São somente duas tarefas a serem feitas, mas a eliminação deve vir primeiro. Termine a primeira tarefa antes de começar a seguinte», escreve Kondo.

2 – Organize por categorias, não por cômodos

Segundo o método Kondo, ao invés de arrumar quarto por quarto deve-se ordenar por categorias.

Por exemplo, inicie por: roupas (que por sua vez tem subcategorias como desportiva e sapatos), livros, papeis, cosméticos e acessórios e, por fim, itens e objetos de valor sentimental. «Se reduzir suas posses nessa ordem, seu trabalho irá fluir com uma facilidade surpreendente», afirma. «Ao começar com as coisas fáceis e deixar as mais difíceis para o final poderá melhorar pouco a pouco suas habilidades para tomar decisões, e assim terminará por achar o serviço simples».

Ilustração 1: Ordem de arrumação por categorias.

2 – Faça de uma vez

«Se organizar um pouco por dia, nunca acabará», diz Kondo. Por isso o seu método é extremo: a purga deve ser feita de uma vez, para mudar drasticamente a mentalidade. Nada pode ficar para depois.

3 – Método Marie Kondo de dobrar roupas

Dobrar as roupas e todos os itens do seu guarda-roupa com suas mãos é uma forma de comunicar com as peças, entender sua afeição e gratidão por elas e então julgar a necessidade de mantê-las ou não na sua vida.
O método é dobrar todas as peças e deixá-las em formato de retângulos e, em seguida, serem dobradas mais duas vezes. Se bem dobradas, elas sempre ficam “em pé”. Confira nas imagens abaixo:

Ilustração 2: Método básico de dobrar roupas

Ilustração 3: Método de dobrar calças

Aprenda mais sobre o método de dobrar as roupas aqui  video.

4 – Utilize caixas de sapato vazias

Ao contrário de outros gurus da organização, que recomendam a utilização de um exército de produtos de armazenamento, Kondo acredita que são uma armadilha, já que resolvem o problema somente de maneira superficial. Não precisa comprar separadores ou coisas do tipo. segundo a Marie Kondo podemos solucionar os problemas de armazenamento com coisas que já temos em casa. O objeto mais comum que eu uso são caixas de sapato vazias».

Veja aqui como arrumar em caixas de sapato.

5 – Desenvolva o hábito da arrumação em silêncio

O hábito de arrumar pode ser um momento de concentração e conexão consigo mesma, com seu espaço, seu lugar.
Se preferir organizar ao som de uma música, escolha músicas instrumentais e que te acalmam.